sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Origem dos esportes

Origem dos esportes
História. Todos os esportes implicam uma atividade física, e pode-se supor que derivaram de habilidades básicas para a caça. Como formas de interação social, exibição de força física e divertimento, os esportes surgiram com as civilizações. Culturas antigas como a egípcia e a chinesa já conheciam alguns esportes, mas essas atividades alcançaram seu desenvolvimento máximo na Grécia.
Antigüidade clássica. Dentre todos os jogos que se celebravam na Grécia, os mais famosos eram os Jogos Olímpicos - que tinham lugar em Olímpia, em honra de Zeus. Realizados a intervalos de quatro anos, ocupavam um lugar tão importante na vida do país, que o tempo era medido pelo intervalo entre eles. Disputavam-se luta, corridas a pé, salto em distância, lançamento de disco e de dardo. Não se permitiam a presença de mulheres, nem mesmo como espectadoras. Os vencedores recebiam como prêmio apenas uma coroa de louros e eram tidos como heróis.
Um fator que influiu decisivamente na história do esporte foi a bola. Egípcios, gregos, persas, romanos e índios americanos estavam familiarizados com ela. As primeiras bolas utilizadas eram simples bexigas cheias de ar. Quando se aperfeiçoaram as técnicas de trabalho em couro, foi possível fazer bolas de vários tamanhos e formas. Logo se descobriu como lançá-las mais longe e com maior força, por meio de paus ou bastões.
A Grécia foi dominada por Roma em meados do século II a.C. e os Jogos Olímpicos logo perderam importância, até serem proibidos pelo imperador Teodósio em 393 da era cristã. Os romanos apreciavam jogos, mas as disputas atléticas ocupavam lugar secundário. O público preferia a exibição de violência, em especial a luta, e os jogos e competições tinham caráter marcadamente militar. A principal diferença entre a atitude grega e a romana era que os gregos organizavam seus jogos para os atletas; os romanos para o público. Para os primeiros, eram antes de tudo uma competição; para os segundos, entretenimento.
O esporte como tal renasceu na Europa no século XIX. A crescente aglomeração populacional nas cidades propiciou o interesse pelas atividades físicas, e a existência de uma população estável possibilitou a formação de equipes e a organização de competições segundo regras determinadas, regidas por órgãos locais ou nacionais (federações, comissões).
Além disso, surgiram novos esportes, uns motivados pelo desejo de contato com a natureza -- esqui, montanhismo --, outros pela invenção de veículos como a bicicleta e o automóvel. O progresso das comunicações, fosse por ferrovias, rodovias ou vias aéreas, favoreceu também as associações desportivas no plano nacional e internacional.
O renascimento dos Jogos Olímpicos, em 1896, deu grande impulso às competições internacionais. Seu artífice foi um francês, o barão Pierre de Coubertin, que os concebeu com caráter amadorístico e formulou a célebre máxima "o importante não é vencer, mas competir". Para promover os Jogos Olímpicos criou-se um Comitê Olímpico Internacional, ao qual caberia ainda garantir que os Jogos continuassem norteados pelo espírito que inspirou seu renascimento e incentivar o desenvolvimento do esporte. Além disso, cada país que desejasse participar dos Jogos Olímpicos deveria ter um comitê olímpico nacional independente e autônomo, voltado para o desenvolvimento e a promoção do movimento olímpico e do esporte amador nesse país.

Um comentário:

edcnj disse...

Caros Estudantes
Estamos chegando ao final de mais um ano. Mas este não foi um ano qualquer. Este foi muito especial porque você se integrou à Família COLEM e, se você esta lendo esta mensagem é porque um dos nossos objetivos você conseguiu alcançar, participando das aulas de Informática. Realizamos muitos projetos durante este ano e no próximo, realizaremos muitos mais. Mas para isso, é necessário que faça uma análise muito criteriosa a respeito de sua escolha e para isso vou lhe dar apenas um elemento para a análise: dos 45 professores que atualmente atuam na escola, 35 apóiam a Chapa 01 – A Força da União. Será que a maioria absoluta dos professores estão errados? Peço que reflitam a respeito.
Lembrem-se:
NEM UM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS.
Edson Cruz Nascimento Júnior
Jairo Francisco Avelar
Marcos Roberto Esteves dos Santos